Doenças psicossomáticas

doencas-psic-1

Chamamos de manifestações somáticas ou doenças psicossomáticas, as dores emocionais de um longo de tempo que se transformaram em dores físicas, tais como rinite, gastrite, úlcera nervosa, dores de cabeça, todos os transtornos de pele, insônia, manchas no corpo, alergias variadas e fibromialgia. Tais sintomas, por vezes estão ligados a sentimentos de abandono, rejeição, inclusão, exclusão e culpa.

A insônia, as rotineiras dores de cabeça, os conhecidos problemas digestivos e as manchas no corpo sem pancadas aparentes, já são pequenas manifestações de processos que não estão tão ocultos e nos dão pistas de algo que está acontecendo conosco. Segue alguns dos principais sintomas de acordo com a metafisica da saúde:

RINITE – Abala-se pelas confusões do ambiente. Não se permite errar e adota um comportamento exemplar. Trata-se de uma inflamação da mucosa nasal, decorrente da ação de vírus, bactérias ou alérgenos. Dentro de uma visão metafisica, a pessoa se irrita com a forma dos outros pensarem e agirem, costumam se isolar.

Toda doença crônica no padrão metafisico está relacionado à persistência, assim sendo a rinite crônica demonstra uma rigidez.

SINUSITE –  Profunda irritação com alguém bem próximo. Decepção provocada pelas expectativas. Trata-se de um processo inflamatório dos seios nasais. Os sintomas da sinusite são dor de cabeça, logo acima do nariz, coriza, obstrução nasal, tosse, febre, irritação ocular e dor de garganta. A causa metafisica é uma grande irritação com alguma pessoa de seu convívio diário. É muito comum nutrirmos esperanças acerca de alguém. A decepção vem porque não fomos realistas e encaramos a realidade. Por causa das frustrações surge a indignação, que precede os casos de sinusite. Na maioria dos casos, em vez de expressarmos, preferimos omitir violando o nosso corpo com a desculpa de tolerantes.

TOSSE – Repressão do impulsos agressivos e desejos de atacar. A Tosse é um reflexo de defesa para desobstruir as vias aéreas inferiores. Esse sintoma mostra que a pessoa está “explodindo” por dentro. Como a explosão não é verbalizada, ela se manifesta em forma de tosse. Conforme a pessoa for se desprendendo de crenças e valores conflituosos consigo a tosse vai amenizando. Se a tosse persistir é porque está resistindo em se desprender daquilo que a incomoda profundamente.

GRIPE ou RESFRIADO – Despreparo para lidar com as mudanças. Falta de confiança no novo. Casos de gripe podem ocorrer durante algum tipo de mudança. Basta uma situação inusitada para se atrapalhar e para adaptar-se a nova dinâmica. A gripe surge como um álibi perfeito para se afastar das situações desagradáveis e conflitantes do cotidiano. No íntimo você está “cansado de tudo” e quer um tempo para a “cabeça” se refazer.

HERNIA DE HIATO –  Culpa-se pela situação atual. Hiato significa espaço. Esse quadro surge quando a pessoa sente-se sobrecarregada por situações que precisa “engolir”. Fica tensa e com raiva e se pune.

GASTRITE –  Gastrite significa inflamação no estomago. A pessoa não apresenta habilidade para lidar com seus aborrecimentos de forma consciente. Não demonstrar a agressividade ou exagerar sua dose, além dos desarranjos estomacais, provoca profundo desconforto na pessoa. Ela opta por não ofender nem agredir os outros, falta com o respeito a si mesma.

TOSSE – Repressão dos impulsos agressivos e desejo de atacar.

ESOFAGITE – Constante irritação com tudo ao redor.

Procure um psicólogo se alguns desses sintomas persiste mesmo com tratamento médico.